Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bush veta diploma que impedia «tortura»

Relacionados

Presidente americano alega que «perigo de terrorismo persiste»

O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou este sábado ter vetado um diploma que impediria a CIA de recorrer a métodos de interrogatório a suspeitos de terrorismo e que são considerados tortura pela generalidade dos Estados, escreve a Lusa.

O Congresso, onde os opositores democratas de Bush têm a maioria, adoptou definitivamente, em Fevereiro, um diploma que obriga os serviços de informações a conformarem-se com os manuais de regras de interrogatório impostas aos militares e proibindo o recurso à força.

PUB

Mas o texto foi aprovado por escassa maioria no Senado, não se prevendo que seja possível reunir os dois terços necessários para vencer o veto presidencial.

«A al-Qaeda continua determinada a atacar de novo a América (...). Porque o perigo persiste, devemos velar para que os nossos serviços de informações tenham os instrumentos necessários para travar os terroristas», disse Bush numa alocução radiofónica.

O texto que o Congresso submeteu à promulgação presidencial «reduziria esses instrumentos essenciais. Por isso, coloquei hoje o meu veto», disse.

PUB

Relacionados

Últimas