Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dalai Lama apoia Jogos Olímpicos na China

Relacionados

Mas diz que não tem o direito de mandar calar os manifestantes

O líder espiritual dos budistas tibetanos, Dalai Lama, afirmou esta quinta-feira no Japão que apoia a realização dos Jogos Olímpicos na China, mas que não tem o direito de mandar calar os manifestantes noticia a agência Lusa.

Dalai Lama, que fez escala no aeroporto de Narita, em Tóquio, a caminho de Seattle, Estados Unidos, onde proferirá uma série de palestras sobre questões espirituais, afirmou que a sua visita não é política.

PUB

O líder espiritual budista efectua uma viagem procedente da Índia, onde vive exilado, e permanecerá durante cerca de quatro horas num hotel próximo do aeroporto, onde à tarde deverá dar uma conferência de imprensa.

Cerca de 30 pessoas, incluindo vários tibetanos, aguardavam a chegada do líder espiritual no Japão, segundo a agência de notícias local.

As manifestações de protesto no Tibete e nas zonas vizinhas, em Março, saldaram-se, segundo Pequim em 19 mortos e, segundo os tibetanos no exílio, em mais de 140.

Fontes próximas de Dalai Lama afirmaram à agência de notícias Kyodo que o líder espiritual se reunirá com a mulher do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, Akie, no hotel perto do aeroporto.

As autoridades nipónicas garantiram não estar previsto nenhum tipo de encontro oficial durante a curta estada do Dalai Lama, mas a sua presença no Japão poderá ser motivo de problemas com a China.

A China acusa o Dalai Lama de ter organizado manifestações no Tibete e nas regiões vizinhas e advertiu os países terceiros contra qualquer apoio a «actividades independentistas».

Dalai Lama afirma que defende apenas uma autonomia do Tibete, e não a sua independência.

O percurso da chama Olímpica foi perturbado por acções de protesto pro-tibetanas em Londres, Paris e São Francisco, Estados Unidos.

PUB

Relacionados

Últimas