Já fez LIKE no TVI Notícias?

Timor: Alkatiri exige demissões

Dos secretários de Estado da Defesa e da Segurança por terem falhado quanto à garantia da segurança do presidente e do primeiro-ministro

A FRETILIN, o maior partido no parlamento timorense, mas na oposição, exigiu esta terça-feira a demissão dos secretários de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto, e da Segurança, Francisco Guterres, disse à Lusa fonte partidária.

A fundamentar a exigência, a FRETILIN apontou o facto daqueles dois governantes terem falhado quanto à garantia da segurança do Presidente, José Ramos-Horta, e do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

PUB

Ramos-Horta foi avisado do ataque

Mais atentados em preparação

Na mesma sessão parlamentar, a FRETILIN defendeu a formação de uma Comissão Internacional de Inquérito "para investigar com transparência e independência" os acontecimentos de segunda-feira.

Antes, em declarações à Lusa, o secretário-geral da FRETILIN, Mari Alkatiri, tinha já referido que o seu partido iria defender no parlamento uma investigação à actuação das forças internacionais em Timor-Leste e "exigir responsabilidades ao governo". A pasta da Defesa é acumulada pelo chefe do executivo, Xanana Gusmão.

O ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri ecoou preocupações do comandante das forças armadas timorenses, Taur Matan Ruak, que também exigiu essa investigação criticando, em declarações à Lusa, a actuação das forças internacionais no terreno.

PUB

Últimas