Já fez LIKE no TVI Notícias?

Senado dos EUA aprova nomeação do juiz acusado de violar mulheres

Brett Kavanaugh foi escolhido pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já reagiu no Twitter, congratulando-se com o aval do seu "grande nomeado"

O Senado norteamericano aprovou este sábado a nomeação do magistrado Brett Kavanaugh, para juiz do Supremo Tribunal, avança a Reuters. O juiz, envolvido numa polémica, foi escolhido pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,

Recorde-se que Kavanaugh foi acusado publicamente por três mulheres de abusos sexuais, entre elas Christine Blasey Ford, que há uma semana contou a sua versão numa audiência pública perante o Senado sobre factos que supostamente ocorreram durante uma festa em 1982.

PUB

Na última semana, Trump parodiou o testemunho da psicóloga e hoje reagiu rapidamente ao aval dado pelo Senado. "Aplaudo e felicito a confirmação pelo Senado do nosso grande nomeado. Mais tarde, hoje assinarei a sua designação e ele vai jurar [o seu novo cargo] oficialmente. Muito emocionante!".

A bordo do Air Force One, o avião presidencial, o presidente dos Estados Unidos disse ter "100%" de certeza que Christine Blasey Ford refere-se à pessoa errada ao acusar Kavanaugh no seu testemunho.

PUB

Contestação

Pelo menos 302 pessoas foram detidas na quinta-feira por protestarem ilegalmente dentro do edifício do Senado dos Estados Unidos precisamente contra esta nomeação, que vem agora a confirmar-se.

De acordo com a polícia dos EUA, os manifestantes começaram a protestar nos degraus do Capitólio, edifício onde se encontram o Senado e a Câmara dos Representantes.

Contudo e depois de as autoridades bloquearem os degraus, os manifestantes dirigiram-se para dentro do átrio do Hart Senate Office Building, um de três edifícios de escritórios do Senado norte-americano.

A votação

O magistrado obteve 50 votos a favor e 48 contra, oferecendo uma importante vitória política ao Presidente Donald Trump.

A confirmação de Kavanaugh para o Senado dos Estados Unidos deverá colocar em minoria os juízes progressistas no seio da mais alta instância judiciária americana.

Na sexta-feira, já tinha vencido uma primeira votação preliminar do Senado no processo de confirmação para juiz do Supremo Tribunal, com 51 votos contra 49.

No entanto, a pressão social contra a confirmação de Kavanaugh reforçou-se nos últimos dias, com centenas de mobilizações em todo o país.

PUB

Últimas