Já fez LIKE no TVI Notícias?

Austrália: milhares tentam subir a Ayers Rock nos últimos dias antes da proibição

Turistas enfrentam filas gigantescas para subir ao topo da montanha depois do governo australiano ter dado razão ao povo Anangu, que há anos implora para que os turistas não subam à zona que consideram sagrada

O monte Ayers Rock fica no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, na Austrália, e a partir de sábado será oficialmente proibido subir ao topo da montanha. A decisão surge depois do povo Anangu ter implorado durante anos para que os turistas não subissem à zona que consideram sagrada.

Perante a proibição, foram milhares os turistas que viajaram para o local para tentar subir a Ayers Rock, causando filas gigantescas e muita confusão na zona do monte, com carrinhas e caravanas estacionadas ilegalmente em terrenos privados para que quem para ali viajou tenha onde dormir uma vez que o resort local tem estado lotado.

PUB

As imagens divulgadas nas redes sociais mostram as filas gigantescas que se formam junto à formação rochosa desde bem cedo.

Uluru é considerada terra sagrada pelo povo indígena Anangu, que há anos que imploram para que os turistas não subam à zona que consideram sagrada.

"[Uluru é] Um sítio muito sagrado, é como a nossa igreja. Pessoas de todo o mundo chegam e sobem. Não têm respeito nenhum", afirmou Rameth Thomas, membro do povo Anangu, à BBC.

Mas, desde que em 2017 foi anunciado que a subida iria ser oficialmente fechada, as visitas aumentaram 16%, tendo atingido o seu pico nas últimas semanas com o aproximar da data final.

A formação rochosa conhecida por "Ayers Rock", no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, é um dos locais mais conhecidos da Austrália, sendo visitado regularmente por famosos, entre eles membros da família real.

PUB

Últimas