Já fez LIKE no TVI Notícias?

Combates na fronteira entre Cambodja e Tailândia

Relacionados

Confrontos entre soldados cambodjanos e tailandeses duram há três dias

Combates com armas pesadas eclodiram pelo terceiro dia consecutivo entre soldados cambodjanos e tailandeses na disputada fronteira entre os dois países, horas depois da ONU ter apelado para um cessar-fogo, noticiou a agência AFP.

De acordo com um oficial cambodjano, os confrontos recomeçaram às 10:00 locais (04:00 de Lisboa), junto de um conjunto de templos contestados.

PUB

Uma fonte tailandesa confirmou os novos incidentes, adiantando que «foi o Cambodja que disparou primeiro».

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou no sábado ao Cambodja e à Tailândia para um cessar-fogo, após dois dias de confrontos fronteiriços entre os exércitos dos dois países de que resultaram pelo menos dez mortos.

«O secretário-geral apela às duas partes para a maior contenção e a tomada de medidas imediatas no sentido de estabelecer um cessar-fogo efectivo e verificável», disse o porta-voz da ONU Martin Nesirky, citado pela agência AFP.

Nesirky adiantou que Ban Ki-moon «pensa que a disputa não pode ser resolvida por meios militares, pelo que exorta o Cambodja e a Tailândia a estabelecerem um diálogo sério para chegar a uma solução duradoura».

PUB

Relacionados

Últimas