Já fez LIKE no TVI Notícias?

Egipto: depois da revolta nasce a alegria

Jovem comunista português faz relato do ambiente no Cairo

Alegria, entusiasmo e confiança no futuro marcam o ambiente este domingo no Cairo, onde o afastamento de Hosni Mubarak deu às pessoas o sentimento de que podem controlar os acontecimentos, relatou à Agência Lusa o jovem português Tiago Vieira.

«Uma alegria muito grande e um entusiasmo muito grande. Ontem (sábado) à noite, nas ruas do Cairo, havia festa em cada esquina, gente a celebrar, com muitas bandeiras do Egipto, e a gritar +Liberdade, Liberdade+», contou este membro da Juventude Comunista Portuguesa, contactado telefonicamente para o Cairo.

PUB

Segundo explicou, nota-se também nos egípcios «uma forte esperança no futuro», «um sentimento de uma alteração profunda» que ocorreu no país e que vai levar a um desenvolvimento com consequências positivas nas condições de vida da população.

Questionado acerca da opinião dos egípcios com quem tem falado sobre o conselho militar que actualmente dirige o Egipto, Tiago Vieira disse que «há alguma confiança» porque os egípcios sentem hoje que podem controlar o rumo dos acontecimentos.

«Sinto que há alguma confiança neste órgão, apesar de ele não ter sido propriamente eleito. Mas acho que tem muito a ver com o facto de as pessoas hoje sentirem, se calhar como nunca sentiram na sua vida antes, que se este órgão não corresponder às suas expectativas têm o poder de voltar à rua e voltar a alterar as coisas para o rumo que entendem», disse.

Acima de tudo, disse, «as pessoas têm a confiança de que muito em breve vão ter eleições livres e democráticas» e dos actuais dirigentes querem apenas que criem as condições para a realização dessas eleições.

PUB

Últimas