Já fez LIKE no TVI Notícias?

Egipto: dois jornalistas da AP detidos e outro agredido

Relacionados

Agência noticiosa garante que estavam identificados quando cobriam as manifestações

Um operador de imagem da agência Associated Press e o seu assistente foram detidos esta quarta-feira no Cairo, quando se encontravam a cobrir os confrontos entre manifestantes e a polícia . Um fotógrafo ao serviço da mesma agência foi agredido por um polícia, quando estava a fotografar os incidentes.

Governo português desaconselha viagens para o Egipto

PUB

Segundo a própria agência, os detidos tratam-se de Haridi Hussein Haridi, de 54 anos, e de Haitham Badry, de 23. O alerta foi dado ao inicio do dia pelo mais velho, que conseguiu ligar para a redacção e dizer, antes da chamada ter sido interrompida, que ambos tinham sido colocados dentro de um carrinha da polícia e estavam a ser transportados para um local.

Dezoito horas depois desta chamada, o mesmo repórter ligou para a Associated Press dando conta que ele e o seu colega estavam sob custódia policial. Explicou que não haviam sido maltratados, mas disse não saber quando seriam libertados, avisando apenas que isso não iria acontecer em breve.

A Associated Press dá conta que os dois funcionários estavam identificados e acreditados com documentos emitidos pelas autoridades egípcias.

A agência explicou que num outro incidente, um repórter fotográfico foi agredido por um agende policial quando estava a trabalhar. Nasser Gamil Nasser, de 43 anos, foi atingido por uma pedra, lançada pelo agente, e a sua máquina foi destruída. O jornalista terá de ser operado ao queixo.

PUB

Relacionados

Últimas