Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: divulgação dos testes da vacina em Setembro

Relacionados

Especialista diz que em princípio deverão ser dadas duas doses para prevenção da doença

Já estão a decorrer os primeiros testes em humanos de uma vacina britânica contra o vírus da gripe A (H1N1). A divulgação dos resultados está prevista para Setembro, noticia a agência Lusa.

Os testes envolvem 175 voluntários, com idades entre os 18 e os 50 anos, recrutados na última semana de Julho.

PUB

A investigação está a ser coordenada por Ian Stephenson, do Departamento de Infecção, Imunidade e Inflamação da Universidade de Leicester.

«O objectivo é descobrir quantas doses e que tipo de vacina são necessários para dar protecção», explica Ian Stephenson que revela que em princípio serão necessárias duas doses e que os testes determinarão o tempo de espera entre a administração das mesmas.

De acordo com dados a Agência de Protecção da Saúde do Reino Unido, a gripe A (H1N1) provocou até agora 36 mortes no país.

Hospital espanhol para coordenar registo europeu de casos de gripe A

Entretanto, o hospital Joan XXIII de Tarragona, na Catalunha, foi escolhido pela Sociedade Europeia de Medicina de Curas Intensivas, presidida pelo português Rui Moreno, para coordenar o registo europeu de casos graves de gripe A (H1N1).

Na base de dados vão estar os doentes que dão entrada na unidade de cuidados intensivos. Esta tem uma incidência europeia, embora já façam parte países asiáticos e latino-americanos.

PUB

Os objectivos principais da base de dados são «conhecer a evolução da gripe A (H1N1) nos diferentes países, entender a doença e definir e aperfeiçoar os tratamentos», explicou o director da unidade de cuidados intensivos do Hospital Joan XXIII de Tarragona, Jordi Rello, citado pela agência noticiosa.

Jordi Rello sublinhou também a importância de conhecer a evolução dos pacientes internados «já que permite ver as diferenças entre os países e faculta mais elementos para chegar a melhores conclusões sobre o tratamento».

O registo vai servir para ver em que cidade tem mais incidência o vírus da gripe A e reforçar ou não prováveis tratamentos.

Acerca da vacina, o chefe da unidade de cuidados intensivos do hospital catalão, considera que as expectativas «são exageradas», porque não estará disponível para o primeiro surto da gripe.

Só na primeira semana de Agosto, os números apontam para que se tenham registado em Espanha entre 12 e 16 mil novos casos de gripe A.

PUB

Relacionados

Últimas