Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mali: tiroteio entre militares em Bamako

Relacionados

Terá sido uma tentativa de contra-golpe de Estado

Registou-se um tiroteio em Bamako, capital do Mali, entre os militares leais ao presidente Amadou Toumani Touré e militares da junta que protagonizou um golpe de Estado a 22 de março.

«Estes são elementos da guarda presidencial do antigo regime e estão a tentar reverter a situação», disse o porta-voz da junta golpista, Bacary Mariko, em declarações à Reuters. «Temos a situação sob controlo», assegurou.

PUB

A agência noticiosa salienta que o objectivo dos guardas presidenciais - conhecidos como «boinas vermelhas» - seria assumir o controlo de algumas zonas cruciais de Bamako.

Testemunhas dizem ter visto troca de tiros perto de uma ponte chave da cidade, situada nas imediações da televisão pública.

Os «boinas vermelhas» acabaram por mudar as suas posições. «Eles deixaram a ponte depois do tiroteio e estão a dirigir-se para o aeroporto», disse uma delas.

Uma outra testemunha afirmou que os combates prosseguiram perto das instalações da televisão e rádio públicas, que continuaram a transmitir.

O golpe de Estado de 22 de março deveu-se ao descontentamento pela forma como o governo geriu uma rebelião tuaregue no norte do país. O presidente deposto viu-se obrigado a fugir do país.

PUB

Relacionados

Últimas