Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama suspende por seis meses as sanções a Cuba

Relacionados

Barack Obama notificou o Congresso que suspenderá a partir de 1 de Agosto a aplicação da lei Helms-Burton

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, revelou esta quarta-feira ao Congresso, que vai suspender a partir do dia 1 de Agosto, por seis meses, a aplicação de uma parte da lei «Helms Burton» (lei das sanções), de 1996, que prevê sanções a Cuba e às suas empresas.

Esta suspensão é «necessária para o benefício dos interesses nacionais dos Estados Unidos adiantará uma transição para a democracia em Cuba», destacou o líder citado pelas agências internacionais.

PUB

Desde que chegou à presidência, Obama tem feito tudo para marcar a diferença em relação a George W. Bush. Em Abril, levantou as restrições de viagens e envios de remessas dos cubanos a viver nos Estados Unidos, algo que tinha sido severamente limitado em 2004.

O levantamento das restrições afecta milhão e meio de pessoas que a partir de agora poderão enviar dinheiro e viajar para a ilha quando quiserem. No entanto, as medidas anunciada não alteram o embargo importo por John F. Kennedy há 47 anos.

A decisão surge depois de Estados Unidos e Cuba se terem reunido esta terça-feira pela primeira vez desde 2003 para analisar questões migratórias.

PUB

Relacionados

Últimas