Já fez LIKE no TVI Notícias?

Turco que tentou matar Papa João Paulo II diz que ordem veio do Vaticano

Relacionados

«Intenção não era matar, mas magoar para acusar a União Soviética, desacreditá-la e conseguir a extinção do império soviético», afirma

O turco Mehmet Alí Agca, que tentou matar o papa João Paulo II em 1981, afirma que a ordem de assassinato veio do próprio Vaticano.

De acordo com informações da Europa Press o atentado foi ordenado pelo secretário do Papa, o Cardeal Agostino Casaroli. Mehmet Alí Agca afirma que a intenção não era matar mas apenas magoar, para acusar a União Soviética, desacreditá-la e conseguir a extinção do império soviético.

PUB

Em declarações à cadeia de televisão russa TRT, Alí Agca assegurou que «a ordem de disparar contra o Papa foi dada por Agostino Casaroli», a quem descreveu com o «número dois do Vaticano», a pessoa «mais próxima do Papa».

O atentado foi planificado pelo «padre Michelle» e por outras pessoas «dos serviços de inteligência do Vaticano». «Vi-os várias vezes e estivémos juntos na Praça de São Pedro para planear o atentado», conta.

Cumpriu 30 anos de prisão pelo crime. O Papa foi à cadeia visitá-lo e perdoou-o. Afirma que o Papa não lhe perguntou nada «porque sabia muito bem» quem tinha dado a ordem. Mehmet Alí Agca foi pago para cometer o crime.

PUB

Relacionados

Últimas