Já fez LIKE no TVI Notícias?

Venezuela acusa os EUA de provocarem sismo no Haiti

Nota publicada no site de um canal televisivo estatal cita suposto relatório da marinha russa, que foi desmentido por um porta-voz da Frota do Norte

A Venezuela acusou os EUA de provocarem o sismo que atingiu o Haiti na semana passada. De acordo com uma nota publicada no site da estação televisiva estatal venezuelana Vive, o abalo ter-se-á tratado de um «terramoto experimental», detectado pela Frota do Norte da Rússia. Um porta-voz desta força já negou estas informações, classificando-as como «ficção científica».

Depois de o presidente Hugo Chávez ter apontado o dedo aos EUA, dizendo que a sua operação de ajuda humanitária ao país das Caraíbas se trata de uma invasão militar, da Venezuela partem agora novas acusações.

PUB

«A Frota do Norte esteve a monitorizar os movimentos e as actividades navais norte-americanas nas Caraíbas deste 2008, quando os norte-americanos anunciaram a sua intenção de restabelecer a Quarta Frota, que havia sido dissolvida em 1950», lê-se na página do canal Vive, tutelado pelo Ministério do Poder Popular para a Comunicação e a Informação.

O mesmo texto publicado no órgão venezuelano aponta depois que, segundo os relatórios russos, emitidos pela Frota do Norte, «desde finais da década de 1970, os Estados Unidos "avançaram enormemente" o estado das suas armas de terramotos». «Segundo estes relatórios, agora empregam dispositivos que usam tecnologia de Pulso, Plasma e Sónico Electromagnético Tesla, conjuntamente como "bombas de ondas de choque"», é acrescentado.

Segundo este texto, que cita sempre relatórios da marinha russa, o projecto norte-americano em causa, a que chama HAARP, permitirá também «criar anomalias climatológicas para provocar inundações, secas e furacões». Até o destruidor sismo de 12 de Maio de 2008, em Sichuan, na China, que teve uma magnitude de 7.8, é apontado como uma consequência deste sistema.

PUB

«Destruição do Irão»

Mas o plano terá um objectivo, segundo aponta o site do canal televisivo: «O resultado final dos testes destas armas por parte dos Estados Unidos, adverte o relatório, é o plano dos Estados Unidos da destruição do Irão através de uma série de terramotos desenhados para derrubar o actual regime islâmico».

Estas acusações não são, contudo, corroboradas pela marinha russa, que nega a veracidade dos alegados relatórios da Frota do Norte. Segundo noticiam os jornais russos «Komsomolskaya Pravda» e «Sevodnya», um porta-voz desta força disse que tudo não passa de «ficção científica».

«Os navios da Frota do Norte no Atlântico norte desempenham vários tipos de tarefas e certamente não investigam desastres naturais em conjugação com os testes de armas por parte de qualquer país», disse esse responsável.

PUB

Últimas