Já fez LIKE no TVI Notícias?

Venezuela: estrada abateu, centenas de portugueses isolados

Há 72 horas que só é possível passar a pé e com alguns cuidados

Centenas de portugueses estão entre os residentes da localidade de Carayaca que se encontram quase isolados há 72 horas, devido a ter abatido a estrada principal que liga a localidade a La Guaira, no estado venezuelano de Vargas.

A estrada principal que liga Carayaca a La Guaira, no estado de Vargas (30 quilómetros a norte de Caracas) abateu na sequência do mau tempo e de obras de reparação, deixando quase isolados, desde há 72 horas, os residentes naquela localidade, entre eles centenas de portugueses, na sua maioria agricultores.

PUB

«Com as fortes chuvadas de há 15 dias, a estrada abateu parcialmente na sexta-feira, e quando estavam a fazer trabalhos de reparação ruiu totalmente», explicou um comerciante português à Agência Lusa.

Segundo a fonte, a área afectada «é a via principal de Carayaca» onde «agora só é possível passar a pé e com alguns cuidados».

«Estamos praticamente isolados, para ir a Caracas só temos duas alternativas, uma delas usar uma outra via onde apenas pode circular um carro, o que ocasiona muita demora, avanços e retrocessos de viaturas».

A outra alternativa, disse, consiste em ir «até El Junquito, numa viagem que é muito longa e demorada, de três a quatro horas, até à capital», disse.

Segundo o governador do Estado venezuelano de Vargas, o luso-descendente Jorge Garcia Carneiro, as autoridades locais planeiam construir uma ponte no local, estando a estudar as condições do terreno para tal.

Entretanto, segundo o perfeito Andrés Gonçalves, foram habilitados alguns veículos rústicos (tracção a 4 rodas) para transporte das pessoas desde a zona afectada.

Residentes no sector queixam-se que é preciso «brigar» para subir ao jipe e que durante o trajecto são expostos ao pó que lhes suja a roupa.

A ruptura da estrada obrigou entidades como a divisão de gás da estatal Petróleos da Venezuela SA, a criar um plano de emergência para o abastecimento das populações locais.

PUB

Últimas