Já fez LIKE no TVI Notícias?

WikiLeaks: Cuba acolheu membros da ETA e das FARC

Relacionados

EUA tiveram conhecimento destas informações no ano passado

Cuba acolheu no seu território membros da organização separatista basca ETA e da guerrilha colombiana das FARC, segundo um telegrama da embaixada norte-americana em Havana divulgado pelo site Wikileaks.

Segundo o telegrama, publicado no diário espanhol «El País», os Estados Unidos tiveram conhecimento em 2009 da presença de elementos das duas organizações na ilha.

PUB

Para os Estados Unidos, a presença desses elementos na ilha não é em si motivo de alarme, uma vez que consideram «pouco provável que realizem uma operação terrorista», lê-se no telegrama, assinado pelo chefe da secção de interesses norte-americana em Havana, Jonathan Farrar.

O documento, datado de 27 de Fevereiro de 2009, destaca que o governo cubano permite aos membros da ETA, das FARC e de outra organização colombiana, o Exército de Libertação Nacional, «desfrutar de descanso e relaxar, assim como receber cuidados médicos e outros serviços».

No entanto, o telegrama explica que não ficou provado que Cuba permita a estas organizações planear actos terroristas contra os EUA.

PUB

Relacionados

Últimas