Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alerta para nacionalismo e xenofobia na Europa

Zapatero preocupado com sinais que estão a aparecer com a crise

A Europa tem que ser unida e forte para combater «sintomas inquietantes» de nacionalismo, xenofobia e «tentações proteccionistas» que se notam em alguns pontos do espaço europeu, afirmou esta quinta-feira o primeiro-ministro espanhol, citado pela Lusa.

«Neste fase imprecisa em que se encontra o mundo, a União Europeia tem que ser uma potência imprescindível», disse José Luís Rodríguez Zapatero, num encontro promovido pela Associação de Jornalistas Europeus em Madrid, durante o qual descreveu os objectivos e desafios da presidência da UE, que Espanha assume no primeiro semestre de 2010.

PUB

«A UE mostrou atitudes positivas de liderança face ao crash financeiro de Setembro. Mas não podemos sentir-nos tão satisfeitos com outros comportamentos em alguns cantos da Europa», sublinhou.

«Há sintomas inquietantes de nacionalismo anti-europeu, de xenofobia e tentações proteccionistas», acrescentou.

«Num período complexo e incerto para a comunidade internacional, para cada um dos Estados e para a União, necessitamos de uma Europa forte, que sabia exercer a sua liderança e que esteja comprometida com essa ideia de Europa», sublinhou.

Na agenda figuram questões cruciais como o combate à crise, a reforma do sistema financeiro e o combate às alterações climáticas. «Para conseguir todos estes objectivo, precisamos de uma Europa forte, que começámos a desenhar no Tratado de Lisboa, fiel aos temas da integração, solidariedade, inovação, competitividade, da educação, da cidadania», disse.

PUB

Últimas