Já fez LIKE no TVI Notícias?

Merkel defende distribuição proporcional de refugiados pela UE

"Temos de tornar claro quais são as regras que se aplicam", defendeu chanceler alemã

Não podemos, insistiu, "definir um teto e dizer 'não me interessa nada acima disso'", acrescentou a chanceler alemã.

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu esta quarta-feira à União Europeia para acordar uma distribuição proporcional de refugiados sem limites face aos números atuais, indo mais além do que a proposta apresentada hoje pela Comissão Europeia.

"Precisamos de um acordo vinculativo sobre a distribuição de refugiados de acordo com critérios justos entre os Estados-membros", disse, no Parlamento, acrescentando que não se pode falar num número fixo de refugiados a distribuir, mas sim pensar como se lida com todos os que chegam à Europa.

A Alemanha espera receber 800 mil pessoas, quatro vezes mais do que há um ano e bem mais do que qualquer outro país da União Europeia.

Se os refugiados forem integrados rapidamente em escolas e no mercado de trabalho poderão "apresentar mais oportunidades que riscos", defendeu Merkel.

PUB

A responsável avisou, no entanto, que os refugiados têm de obedecer às leis alemãs e defendeu junto da comunidade que é preciso que os recém-chegados devem ser integrados na sociedade.

"Temos de tornar claro quais são as regras que se aplicam, e não devemos simplesmente assistir a que certas comunidades fiquem isoladas, rejeitem a integração e criem sociedades paralelas", concluiu.

PUB

Últimas