Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE pondera sanções ao Presidente da Síria

Relacionados

Em causa está a repressão contra os manifestantes pró-democracia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúnem esta segunda-feira em Bruxelas para decidir se incluem o Presidente sírio na lista de personalidades do regime alvo de sanções devido à repressão violenta de manifestações pró-democracia, escreve a Lusa.

Entre as sanções que podem ser aplicadas a várias figuras centrais do regime de Damasco contam-se a proibição de viajar para a Europa e o congelamento dos activos económicos.

PUB

Algumas medidas restritivas já foram aplicadas pela UE, mas os europeus estavam divididos quanto a aplicar sanções às principais figuras do Estado.

No entanto, com o agravamento da situação - só na última sexta-feira terão morrido perto de três dezenas de pessoas devido à repressão de manifestações pró-democracia - os 27 resolveram adoptar uma posição mais dura, estendendo as sanções ao mais alto nível de liderança do regime.

A reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, na qual participa Luís Amado, deverá de resto ficar marcada por sanções, já que os 27 vão também discutir medidas restritivas adicionais dirigidas à Bielorrúsia, Irão e Líbia, devendo ainda condenar veementemente as repressões violentas de manifestações que também se têm verificado no Iémen.

PUB

Relacionados

Últimas