Já fez LIKE no TVI Notícias?

Hugo Chávez revela que tem cancro

Relacionados

Presidente venezuelano diz que teve de ser submetido a uma segunda intervenção cirúrgica para remover tumor

Última actualização às 9h31

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse esta noite que teve de ser operado uma segunda vez, em Cuba, para remover um tumor canceroso e que está a ser sujeito a «tratamentos complementares» para debelar o problema. A revelação foi feita através de uma comunicação televisiva ao país.

PUB

Chávez salientou que o problema foi detectado depois de ter apresentado algumas queixas quando se encontrava com Fidel Castro, durante a sua visita a Cuba, «ao entardecer do dia 8 de Junho», a quem terá confidenciado «algum mau estar desde há algumas semanas».

«Nessa mesma noite, todo o imenso avanço médico que a revolução cubana conseguiu para o seu povo e para resto do mundo foi posto à minha disposição», disse, salientando que «foi assim que se detectou uma estranha formação na região pélvica».

A identificação desse problema obrigou a uma «intervenção cirúrgica de emergência, perante o risco iminente de uma infecção generalizada», no dia 11 de Junho, «algumas horas antes do anúncio que foi lido ao país e ao mundo» revelando esta operação.

Contudo, apesar da «evolução positiva» e de uma «notável melhoria», foram «aparecendo algumas suspeitas de outras formações celulares não detectadas até então», acrescentou.

«Começou de imediato outra série de estudos», explicou Chávez. Estes exames, disse, «confirmaram um tumor abcessado com presença de células cancerígenas, que tornou necessária a realização de uma nova intervenção cirúrgica que permitiu a extracção total do dito tumor».

PUB

Apesar de salientar que esta foi uma «intervenção maior», Hugo Chávez garantiu que «decorreu sem complicações». «Depois dela continuo a evoluir satisfatoriamente, enquanto recebe os tratamentos complementares para combater os diversos tipos de células encontradas e assim continuar o caminho da minha plena recuperação».

O chefe de Estado assegurou que continua «ao comando» do seu país, informado de todos os assuntos de Estado.

O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, pediu à oposição que respeite a saúde do presidente enquanto dezenas de seguidores saíram às ruas da capital.

«Aos nossos adversários, pedimos respeito pela saúde do presidente, não pedimos mais», disse Jaua no palácio presidencial de Miraflores, depois de salientar que no governo há unidade e são aplicadas as orientações e políticas ditadas por Chávez.

«Não há tempo para tristeza, mas para a coragem e trabalho», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas