Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maduro pede convocação «imediata» de eleições

Novo Presidente interino da Venzuela não é aceite pela oposição

Nicólas Maduro pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela a convocação «imediata» de eleições presidenciais, durante o discurso de investidura na Assembleia Nacional.

«Pedi oficialmente à presidente» do CNE, Tibisay Lucena, para «convocar de imediato as eleições presidenciais», a realizar dentro de 30 dias, de acordo com a Constituição na sequência da morte do presidente Hugo Chávez, anunciou Nicólas Maduro.

PUB

Vice-presidente de Hugo Chávez, Maduro prestou juramento como presidente interino, três dias após a morte de Chávez.

Com a Carta Magna na mão e diante do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, Nicolás Maduro jurou em «nome da mais absoluta lealdade ao comandante Hugo Chávez que cumprirá e fará cumprir a Constituição», com a «pesada mão de um povo, disposto a ser livre».

Maduro, de 50 anos, recebeu a faixa presidencial e os emblemas da chefia de Estado, numa sessão em que grande parte da oposição venezuelana não marcou presença, por entender que a investidura é uma «fraude», como o candidato Henrique Capriles também disse na televisão.

Maduro anunciou, também na sexta-feira, a nomeação do atual ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, genro do falecido Chávez, para o cargo de vice-presidente.

PUB

Últimas