Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cem mil manifestantes em protesto nas ruas de Banguecoque

Relacionados

PM da Tailândia anuncia pedido de dissolução do parlamento

Cerca de 100.000 pessoas participaram em manifestações durante a manhã desta segunda-feira, madrugada em Lisboa, para derrubar o Governo da Tailândia, estimou a polícia.

As manifestações registaram-se apesar do anúncio feito pela primeira-ministra de dissolver o parlamento e pedir eleições antecipadas.

PUB

«A participação estava estimada em 100.000 pessoas às 10:30 locais [03:30 em Lisboa]», disse um agente do Centro para a Administração da Paz e Ordem, criado para fazer face aos movimentos de protesto que duram há mais de um mês.

Os manifestantes antigovernamentais na Tailândia prometem continuar a luta para levar à renúncia a primeira-ministra Yingluck Shinawatra, apesar da decisão desta em pedir a dissolução do parlamento e eleições antecipadas para pôr fim à crise no reino.

Os manifestantes querem que Yingluck Shinawatra ceda o poder a um «Conselho Popular» não eleito.

Os manifestantes acusam o Executivo de corrupção e de estar a ser manipulado, na sombra, a partir do exílio, no Dubai, pelo primeiro-ministro deposto e irmão mais velho da atual chefe do Governo, Thaksin Shinawatra.

A primeira-ministra tailandesa anunciou hoje o pedido de dissolução do parlamento, enquanto milhares de manifestantes ocupam as ruas de Banguecoque exigindo a sua demissão.

«Com base nas consultas com diversos partidos, submeti a dissolução do Parlamento» à aprovação do rei, disse Yingluck Shinawatra durante um discurso transmitido na televisão, após a demissão em massa dos deputados do partido democrata, na oposição.

A governante pediu a realização de eleições parlamentares «o mais rápido possível» depois de anunciar o pedido de dissolução do Parlamento.

PUB

Relacionados

Últimas