Já fez LIKE no TVI Notícias?

Explosão faz 15 mortos num café de Marraquexe

Ataque terá sido cometido por um suicida. Além de cinco marroquinos, morreram seis franceses e quatro cidadãos de outras nacionalidades que não foram reveladas

Última actualização às 00:47

Uma explosão num café de Marraquexe causou pelo menos 15 mortos e 20 feridos, noticia a televisão estatal marroquina. O governo do país do norte de África avançara anteriormente que seriam 14 as vítimas mortais e que todos os indícios apontam para um acto criminoso. Uma testemunha deu conta que um bombista suicida se fez explodir.

PUB

«As primeiras provas recolhidas no local indicam que se tratou de um acto criminoso», lê-se um comunicado governamental, citado pela agência noticiosa MAP.

Uma testemunha disse à agência AFP que o ataque terá sido provocado por um bombista suicida. «Um indivíduo entrou no café. Ele pediu um sumo de laranja e alguns minutos mais tarde fez-se explodir», disse essa fonte.

Segundo o canal televisivo estatal 2M, entre os 15 mortos, além de cinco marroquinos, estão seis cidadãos franceses e outros quatro estrangeiros cujas nacionalidades não foram reveladas.

Contactada pelo tvi24.pt fonte da Secretaria das Comunidades Portugueses disse que não há qualquer indicação de vítimas portuguesas.

A Reuters salienta que a explosão aconteceu no segundo piso do café Argana, que dá para a Praça Jamaa el-Fnaa, frequentada por muitos turistas e vendedores.

Uma fonte oficial dissera anteriormente a esta agência noticiosa que o rebentamento teria sido causado por uma botija de gás, que provocara um incêndio.

Apesar dos indícios de mão criminosa que foram avançados pelo governo não foi referido sobre quem recaem as suspeitas.

O último grande ataque levado a cabo por militantes islamitas no país data de 2003, quando mais de 45 pessoas foram mortas em Casablanca.

PUB

Últimas