Já fez LIKE no TVI Notícias?

Japão: portugueses contactados pela net

Embaixada de Portugal tenta contornar dificuldades nas comunicações e cria conta de e-mail e blogue para dar informações

A embaixada de Portugal no Japão está a utilizar as redes sociais para contactar os cerca de 500 portugueses que vivem neste país, abalado por um sismo de 8,9esta sexta-feira. As dificuldades de comunicação provocadas pelo abalo obrigaram os funcionários da embaixada a diligências inéditas.

«Temos tentado contactar com portugueses através das redes sociais e metemos um e-mail na página da embaixada, porque a rede de telemóveis tem estado em baixo», contou à TVI o embaixador português em Tóquio, José Freitas Ferraz.

PUB

De acordo com o embaixador, na página da embaixada portuguesa foram colocados os números de emergência e os procedimentos que os portugueses devem tomar nesta situação de calamidade.

O embaixador confirmou que todos os portugueses que se encontram na região de Tóquio estão bem, mas que ainda há «três ou quatro que têm residência nas zonas mais afectadas» que estão incontactáveis. Também um grupo de 17 alunos do secundário e oito professores, que estavam de visita ao país, se encontra bem.

A embaixada de Portugal em Tóquio criou uma caixa de e-mail e um blogue para dar informações sobre o sismo que atingiu a costa nordeste do Japão. «Foi criado um e-mail ¿ urgtoquio@hotmail.com - para as pessoas contactarem com a embaixada», disse a fonte.

A mesma fonte disse que foi criado também um blog - tokyodayori.blogspot.com - onde a embaixada vai disponibilizar informação sobre o sismo e os portugueses que residem no Japão.

Residem oficialmente no Japão cerca de 500 portugueses, quatro dos quais na região mais afectada pelo sismo. O Governo português já conseguiu contactar com cerca de 100, um dos quais na zona mais atingida, e estão todos bem.

PUB

Últimas