Já fez LIKE no TVI Notícias?

Kremlin aprova uso de tropas russas na Ucrânia

Relacionados

Moscovo ressalva que aprovação não significa que tropas serão enviadas imediatamente. Conselho de Segurança da ONU reúne-se este sábado

Notícia atualizada às 16:34

A câmara alta do Parlamento russo aprovou o pedido de Vladimir Putin para o uso de topas russas na Ucrânia, na região da Crimeia. A informação foi avançada pela Agência Reuters, que cita o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Grigory Karasin, encarregue por Putin de apresentar o pedido ao Parlamento.

PUB

O governante ressalva que a aprovação não significa que o envio de tropas para a região da Crimeia vá acontecer rapidamente. «O consentimento que o presidente obteve não significa que vá acontecer imediatamente», disse.

O pedido tinha sido apresentado este sábado, com o objetivo de «normalizar» a situação e proteger cidadãos russos na Ucrânia.

Já este sábado, o responsável pela pasta da Defesa do Governo provisório da Ucrânia tinha acusado a Rússia de já ter enviado 6 mil soldados armadospara a Crimeia.

As forças russas assumira, este sábado de madrugada, o controlo de mais um aeroporto na região e estão a patrulhar edifícios importantes na capital da Crimeia, Simferopol.

O presidente norte-americano, Barack Obama, já alertou Moscovoque uma ação militar russa terá consequências.

PUB

Conselho de Segurança da ONU reúne-se este sábado

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) vai reunir-se, este sábado para uma segunda ronda de discussões em 24 horas devido à escalada de tensão na Ucrânia, segundos fontes citadas pela agência noticiosa France Presse.

A reunião vai decorrer pelas 19:00 e o embaixador britânico nas Nações Unidas, Mark Lyall Grant, utilizou a rede social Twitter para informar que o encontro vai decorrer a pedido de Londres.

Também os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da União Europeia vão reunir-se de urgência na segunda-feira para analisar a situação na Ucrânia, anunciou hoje um diplomata europeu.

Os chefes das diplomacias dos 28 encontrar-se-ão «às 13:00 (12:00 em Lisboa) na segunda-feira», indicou a mesma fonte, que não quis ser identificada.

PUB

Relacionados

Últimas