Já fez LIKE no TVI Notícias?

Milhares de mulheres contra a violência doméstica

Relacionados

Vêm dos cinco continentes e concentram-se em Vigo, num apelo ao mundo

Dezenas de milhar de mulheres dos cinco continentes manifestam-se este domingo em Vigo, Galiza, num apelo ao fim da violência doméstica e à igualdade de tratamento e de oportunidades em relação aos homens.

Promovida pela Marcha Mundial das Mulheres, a manifestação terá ainda como motes o apelo à paz e à desmilitarização e a exigência da soberania alimentar para os povos de todo o mundo.

PUB

A Marcha Mundial das Mulheres foi fundada em 1998, reúne actualmente 6.000 grupos femininos oriundos de 163 países dos cinco continentes e tem como grandes objectivos a luta contra a pobreza e a violência sobre as mulheres e a exigência de igualdade de oportunidades, nomeadamente no mundo do trabalho.

Segundo a responsável do movimento na Galiza, Victoria Iglésias, «há ainda um longo e penoso caminho a percorrer» para que as mulheres sejam «efectivamente reconhecidas como iguais aos homens» e tenham «as mesmas oportunidades e os mesmos direitos» no mercado do emprego.

«Em 2000, quando a Marcha realizou o seu primeiro grande encontro mundial, tínhamos a esperança de que o novo século significasse também uma nova realidade na forma como a mulher é vista e tratada na sociedade. Hoje, oito anos já passados, verificamos que nada mudou. Mas não podemos baixar os braços, vamos continuar a lutar», acrescentou.

A manifestação de hoje tem como grande palavra de ordem «Mudar a vida das mulheres para mudar o mundo e mudar o mundo para mudar a vida das mulheres».

PUB

Relacionados

Últimas