Já fez LIKE no TVI Notícias?

Putin pede a soldados ucranianos que se rendam

Relacionados

Presidente da Rússia espera que o governo de Kiev autorize que os soldados capturados em Debaltseve se rendam, para que possam regressar em segurança para as suas famílias

Putin diz estar confiante que os rebeldes vão libertar os ucranianos assim que se rendam, para que possam regressar para as suas famílias.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aconselhou o governo da Ucrânia a autorizar que os soldados presos na cidade de Debaltseve se rendam, para que possam regressar para as suas famílias.

A cidade do leste ucraniano foi tomada pelos separatistas pró-russos esta terça-feira e estima-se que cerca de 5000 soldados ucranianos estejam «presos» dentro do território, sendo que várias centenas já terão sido levados como prisioneiros de guerra.

«Espero que o [Governo] ucraniano não detenha as suas tropas de baixar as armas. Se não forem capazes de tomar essa decisão e dar essa ordem, espero que não culpem as pessoas que queiram salvar as suas vidas e as de outros».

Os rebeldes que hoje conquistaram a cidade de Debaltseve dizem que esta não é uma violação do cessar-fogo acordado na semana passada em Minsk, entre a Ucrânia, os separatistas e a Rússia, porque Debaltseve fica entre dois territórios já controlados pelos separatistas.

PUB

O líder dos rebeldes, Eduard Basurin, diz que uma «limpeza» da cidade já está em curso.

«Oitenta por cento de Debaltsebe já é nossa. Uma limpeza da cidade já está em curso», disse Eduard Basurin.

Basurin disse que as negociações para a rendição dos 5000 soldados já começaram, e que as «centenas» de capturados serão eventualmente «devolvidos» às suas famílias.

VEJA TAMBÉM: guerra na Ucrânia obriga equipa do Shaktar Donetsk a jogar fora na Liga dos Campeões

PUB

Relacionados

Últimas