Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nuvem de cinzas cancela 14 voos em Porto e Faro

Espaço aéreo da Irlanda e Escócia encerrado. Irlanda anuncia que operações serão retomadas a partir das 13:00

Pelo menos 14 voos foram cancelados nos aeroportos de Faro e Porto devido ao encerramento do espaço aéreo da Irlanda, provocado pela aproximação de uma nuvem de cinzas vulcânicas, segundo informação do site da ANA.

No aeroporto de Faro, foram canceladas cinco chegadas de Dublin, Belfast e Knock, de voos operados pelas companhias Aer Lingus, Ryanair e easyJet, e sete partidas.

PUB

Cerca das 08:00, a página na Internet da Ana - Aeroportos de Portugal registava também o cancelamento de um voo da Ryanair de Dublin para o Porto, previsto para as 10:00, bem como a respetiva partida, às 10:25.

O encerramento do espaço aéreo irlandês entrou em vigor às 07:00 locais (mesma hora em Lisboa) e vigorará pelo menos até às 13:00.

As informações sobre um desvio para sul da nuvem de cinzas criada pelo vulcão islandês Eyjafjöll afecta os aeroportos de Dublin, Shannon, Galway, Sligo, Ireland West, Donegal, Cork e Kerry.

Também na Escócia o espaço aéreo foi encerrado, nomeadamente as operações a partir de Stornoway, Tiree, Barra e Benbecula, informou a BBC.

A Autoridade da Aviação Civil britânica (CAA) disse seguir a situação de perto com o acompanhamento permanente dos Institutos de Meteorologia e do Controlo Aéreo.

Segundo a CAA, voltou a decidir-se encerrar o espaço aéreo porque a concentração de cinzas vulcânicas observada supera os níveis considerados seguros pelos fabricantes de motores de aviões.

A autoridade irlandesa da aviação civil (IAA) anunciou num comunicado que autorizou «os aeroportos irlandeses a retomar o conjunto das operações a partir das 13:00» (mesma hora em Lisboa).

A erupção de um vulcão na Islândia a 14 de Abril paralisou o tráfego aéreo na Europa durante mais de uma semana, causando grandes perdas para as companhias aéreas e impedindo o embarque de milhares de passageiros em todos os pontos do mundo.

PUB

Últimas