Já fez LIKE no TVI Notícias?

China: polícia mata cinco suspeitos de pretenderem «guerra santa»

Alvo seria o maior grupo étnico chinês, considerado herético

A polícia chinesa anunciou ter morto cinco membros de um grupo de indivíduos que pretendia lançar uma «guerra santa» contra o maior grupo étnico do país, os Han. O incidente ocorreu na província de Xinjiang, de acordo com a CNN, que cita a agência estatal Xinhua.

A operação da polícia iniciou-se com a busca de três homens do grupo - todos pertencentes a uma minoria étnica muçulmana sunita de Xinjiang - suspeitos de terem apunhalado uma mulher Han, em Maio. Depois de cercarem o apartamento onde eles estariam encontraram dentro da habitação 15 homens e mulheres empunhando facas e gritando as palavras «sacrifício por Alá».

PUB

As autoridades terão usado gás lacrimogéneo, mas os suspeitos acabaram por ferir um polícia. «Os polícias foram obrigados a abrir fogo, matando cinco e ferindo outros dois», disse um porta-voz. Os restantes membros do grupo foram presos.

De acordo com a polícia, os indivíduos terão confessado ter recebido treino para iniciar uma «guerra santa» contra as pessoas de etnia Han, que consideram heréticos.

PUB

Últimas