Já fez LIKE no TVI Notícias?

Youtube ensina a banir vídeos

Responsáveis querem que Tailândia apenas bloqueie vídeos e não todo o site

O YouTube ofereceu-se para ensinar as autoridades tailandesas a bloquear clips individuais no seu serviço de partilha de vídeos, sem barrar acesso ao site, decisão que o governo tomou na quarta-feira, noticia a Lusa.

Com esta medida, os responsáveis do YouTube esperam que volte a ser permitido o acesso ao serviço, decidido após o governo ver recusada a remoção de um vídeo ofensivo para com o rei Bhumibol Adulyadej.

PUB

O vídeo acabou por ser removido na quinta-feira, mas na base de dados do YouTube permanecia uma imagem de pré-visualização do vídeo com a mensagem de que o clip fora removido pelo utilizador. Por esta razão, as autoridades tailandesas decidiram manter o acesso ao YouTube bloqueado.

O vídeo de 44 segundos, com o hino tailandês como banda sonora, continha imagens do monarca, alteradas em programas de edição gráfica, e uma parte do vídeo inclui um fragmento com um pé a passar por cima da imagem do rei.

Esta é uma situação bastante grave e de grande desrespeito na Tailândia, porque os pés são considerados extremamente sujos e ofensivos. Na sexta-feira, reapareceu uma nova versão do vídeo, com uma nova montagem de uma fotografia de Bhumibol Adulyadej e um macaco.

O vídeo continha várias mensagens, acusando os líderes tailandeses de serem maldosos e não admitirem a liberdade de expressão. Segundo responsáveis do YouTube, as autoridades tailandesas estão com dificuldade em bloquear o acesso a vídeos individuais.

«Não vamos remover vídeos que não violam as nossas regras e não vamos promover a censura, por isso oferecemo- nos para ensinar o ministro tailandês como o YouTube funciona», disse Julie Supan, do gabinete de comunicação do YouTube.

«Está nas mãos do governo tailandês decidir se bloqueia vídeos específicos, uma situação que preferimos ao bloqueio do site na totalidade», explicou ainda.

PUB

Últimas