Já fez LIKE no TVI Notícias?

YouTube bloqueado na China

Bloqueio coincide com o lançamento das versões locais em Hong Kong e Taiwan

O acesso ao portal de vídeos YouTube está hoje bloqueado em Pequim, Xangai e outras cidades chinesas, coincidindo com o lançamento das versões locais do YouTube em Hong Kong e Taiwan, noticia a Lusa.

O bloqueio coincide também com o XVII Congresso do Partido Comunista Chinês, período durante o qual o acesso geral às páginas de Internet na China é dificultado.

PUB

O acesso ao site do YouTube deixou de funcionar a partir da meia-noite e até ao fim do dia de hoje as entradas mantiveram-se bloqueadas, segundo o fórum Danwei.org, que se dedica a informar o bloqueio e desbloqueio de acessos a páginas na China.

«Suspeito que a razão do bloqueio se deve ao lançamento de uma versão em chinês [a de Hong Kong]», escreveu num fórum um empresário residente na China e responsável pelo portal de vídeos Tudou.com, o principal rival do YouTube no mercado local.

No entanto, em Hong Kong, as novas versões do YouTube locais na China, criadas esta semana em Hong Kong e Taiwan, e o site internacional continuavam acessíveis.

A China é o segundo país do mundo com mais internautas, com mais de 170 milhões de utilizadores, que protestam regularmente contra o controlo que Pequim quer exercer sobre a rede.

PUB

Últimas