Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Campus Party» a 2,5 Gigabytes por segundo

Batalha: mais potente rede digital do país vai ligar duas mil pessoas

Duas mil pessoas e a mais potente rede digital local alguma vez utilizada em Portugal vão marcar a primeira edição do «Campus Party Portugal», a realizar entre 25 e 29 de Julho, no Exposalão, na Batalha, noticia a Lusa.

Apresentado hoje, o «Campus Party» pretende ser «o grande evento da Sociedade de Informação e das Tecnologias de Informação em Portugal», disse Eduardo Beira, coordenador do projecto organizado pela Impresa Digital.

PUB

Para o concretizar, vai ser instalada no Exposalão «a mais potente e sofisticada rede local digital alguma vez implementada e experimentada em Portugal», com capacidade de transmissão de 2,5 Gigabytes por segundo, infra-estrutura avaliada em cerca de 2,5 milhões de euros.

Ao todo, serão utilizados 100 quilómetros de cabos de rede e dois quilómetros de fibra óptica.

«É a tecnologia de ponta nesta área. É, por isso, uma experiência limite. Um regresso ao futuro», pois os participantes vão poder «viver cinco dias na rede como ela será dentro de alguns anos», sublinha Eduardo Beira.

Durante os dias do «Campus Party Portugal», os participantes vão estar mergulhados em tecnologia, levando os seus computadores e ligando-os à rede interna e à Internet. Por uma inscrição de cerca de 100 euros, cada um tem direito a uma mesa, uma cadeira, uma ficha tripla e um cabo de rede.

«É uma grande festa onde os "maluquinhos" dos computadores se encontram para se conhecerem, conversarem, trocarem experiências, gozarem a tecnologia e experimentarem as últimas novidades. É um festival de Verão, não de música, mas de computadores. Vivem naqueles dias, 24 sobre 24 horas, o futuro que nos espera amanhã», resume o coordenador do projecto.

PUB

A maioria do tempo é passado a jogar, individualmente ou por equipas, uns contra outros, títulos como «Quake 3», «FIFA» ou «Unreal Tournament». Também há competições de segurança, em que se tenta ultrapassar ou reforçar sistemas de defesa de computadores.

Há também quem se dedique a criar conteúdos multimédia, como música ou vídeo. E, paralelamente, decorrem conferências, apresentações e debates sobre tecnologias da informação.

Na Batalha, um dos objectivos da organização é apostar nas GRIDs (ou grelhas), juntando computadores para formar uma espécie de super-computador. «Queremos colocar 2 mil máquinas a trabalhar em cooperação, para vermos o que são capazes de fazer esses computadores quando os pomos a "jogar" na direcção da mesma "baliza"», salienta o coordenador do projecto, que quer virar o «Campus Party Portugal» também para fora.

PUB

Últimas