Um estudo da Motorola realizado junto de 2500 cidadãos europeus com Internet de banda larga concluiu que o hábito de ver televisão online está a ganhar cada vez mais adeptos na Europa, especialmente entre os franceses, escreve a agência Lusa.
Segundo o estudo divulgado esta quarta-feira pela fabricante de telemóveis, 59 por cento dos franceses inquiridos assiste aos seus programas de televisão preferidos através da Internet.
PUB
No que respeita à globalidade da amostra (composta por cidadãos franceses, italianos, britânicos, alemães e espanhóis), 45 por cento dos inquiridos afirmou assistir com regularidade a emissões televisivas online.
Os italianos e espanhóis vêm em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na tabela dos mais entusiastas da televisão online.
«Estes resultados mostram que os espectadores da Europa estão cansados de se submeterem aos horários impostos pelas estações e procuram, cada vez mais, a escolha e flexibilidade oferecidas pela televisão online», afirmou um responsável da área de marketing da Motorola para a Europa, Karl Elliot.
«Estamos a transformarmo-nos numa nação de cidadãos programadores que controlam o seu próprio entretenimento, e que decidem não só o que vêem, mas exactamente quando e onde querem vê-lo», acrescentou.
Exemplo desta apetência para a auto-gestão do entretenimento é o facto de 57 por cento dos inquiridos pretender ter a possibilidade de aceder a outros conteúdos através da televisão durante a emissão, e de mais de um terço desejar poder parar, fazer avançar e/ou recuar o programa a que assistem, destaca a Motorola.
O estudo da Motorola abordou, também, as alterações à forma como os europeus encaram a função do televisor, exemplificando com o facto de 45 por cento dos inquiridos tencionar efectuar chamadas vídeo através da televisão, até 2012.
PUB