Já fez LIKE no TVI Notícias?

Uso das tecnologias na «dose certa» é mais-valia para aprendizagem

Novas tecnologias «não resolvem todos os problemas»

As tecnologias são uma mais-valia para a aprendizagem na escola, desde que usadas em «dose certa» e devidamente «contextualizadas» na sala de aula por professores, defenderam esta segunda-feira dois especialistas.

Em declarações à agência Lusa, o professor universitário João Paiva lembrou que as novas tecnologias «não resolvem todos os problemas» e, assim sendo, devem ser usadas com «prudência».

PUB

Muitas vezes, sustentou, são utilizadas na escola «excessivamente, de forma crítica e desproporcionada», prejudicando a aprendizagem, pelo que é necessário o «discernimento» dos docentes para o seu uso correto.

Segundo o professor auxiliar do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, as tecnologias multimédia são «uma mais-valia» para o ensino, nomeadamente das ciências, mas desde que usadas na «dose certa» e «bem contextualizadas» pelo professor.

João Paiva participa entre hoje e quarta-feira, no Porto, em Leiria e Lisboa, nas conferências «As Novas Tecnologias», organizadas pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O docente vai apresentar vários simuladores computacionais que, em seu entender, podem «potenciar» o ensino das ciências.

As conferências «As Novas Tecnologias» decorrem no Porto (hoje), em Leiria (na terça-feira) e em Lisboa (na quarta-feira).

PUB

Últimas