Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líder da Apple mete baixa e acções caem

Relacionados

Steve Jobs de licença médica até Junho. Títulos caem 10 por cento

[Notícia actualizada]

Steve Jobs afastou-se do cargo de CEO da Apple, nomeando Tim Cook como o seu substituto. Os problemas de saúde vão manter Jobs longe da Apple pelo menos até ao fim de Junho.

PUB

Jobs tinha anunciado a semana passada que sofria de um desiquilíbrio hormonal que o leva a perder peso. «Para sair debaixo dos holofotes e concentrar-me na minha saúde, e permitir a todos na Apple que se foquem nos nossos extraordinários produtos, decidi tirar uma licença médica até Junho», disse Jobs em comunicado, anunciado esta quarta-feira.

Para o líder da Apple a curiosidade em torno da sua saúde é uma distracção e a verdade é que os cuidados médicos tornaram-se mais complexos na passada semana.

Tim Cook, o chefe de operações da empresa, vai ficar responsável pela gestão diária da Apple. Depois do anúncio, as acções caíram 8 por cento para $78.40.

Jobs, co-fundador da Apple, regressou como CEO há mais de um década e rapidamente ficou identificado com a identidade da empresa.

A especulação sobre a sua saúde dura há meses, atingindo o auge quando foi anunciado que Jobs não estaria presente na convenção anual em São Francisco, uma tradição de mais de uma década na Macworld Expo. No ano passado, a Apple justificou a decisão dizendo que este seria seu último ano de participação e, portanto, não faria sentido investir mais no evento.

A grande preocupação com a saúde de Jobs justifica-se, em parte, porque, em 2003, o executivo teve um tipo raro de cancro no pâncreas. O tumor foi retirado, mas a informação só foi divulgada quando ele já estava em fase de recuperação.

PUB

Relacionados

Últimas