Já fez LIKE no TVI Notícias?

Japão congela bens iranianos

Relacionados

O governo japonês decidiu esta sex-feira congelar os bens de 10 grupos e 12 indivíduos iranianos após as sanções decididas em Dezembro na ONU contra o Irão.

A decisão japonesa visa os fundos de grupos e pessoas ligadas aos programas nuclear e de mísseis iranianos, segundo Tóquio.

«Devemos aplicar estas medidas de forma determinada porque o problema nuclear iraniano tem um impacto sobre o regime de não proliferação nuclear e o contencioso nuclear norte-coreano», afirmou o chefe da diplomacia nipónica, Taro Aso, citado pela «agência Lusa».

PUB

O governo de Shinzo Abe decidiu também proibir a transferência de fundos ligada aos programas nuclear e de mísseis balísticos iranianos. Estas decisões têm efeito a partir de sábado.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou no fim de Dezembro uma resolução prevendo sanções contra os programas nuclear e balístico do Irão após a sua recusa de suspender o seu programa de enriquecimento de urânio.

Os ocidentais suspeitam que o Irão procura obter uma arma atómica a coberto do seu programa nuclear civil, mas Teerão defende que esse programa é puramente pacífico.

Face ao Irão, o Japão tem até ao momento adoptado um tom brando devido à sua forte dependência relativamente ao Médio Oriente pelas suas necessidades petrolíferas e por uma numerosa comunidade iraniana instalada no seu território.

O arquipélago importa do Irão cerca de 15 por cento do petróleo que consome.

Em várias ocasiões, Tóquio pediu ao Irão para parar as suas actividades de enriquecimento de urânio e para regressar à mesa das negociações, antes e depois da aprovação da resolução da ONU.

PUB

Relacionados

Últimas