Já fez LIKE no TVI Notícias?

Turquia: ataque à frota é questão internacional e não bilateral

Relacionados

«Israel violou águas internacionais, matou civis e admitiu que cometeu erros. Deve haver consequências», diz MNE turco

A tensão entre a Turquia e Israel a propósito do ataque à Frota da Liberdade não é um problema bilateral mas internacional, porque Israel violou a lei internacional, afirmou em Lisboa o ministro dos Negócios Estrangeiros turco.

«É claro que é uma questão importante para a Turquia, mas quero sublinhar que esta não é uma questão entre a Turquia e Israel, mas uma questão entre Israel e a comunidade internacional», afirmou Ahmet Davutoglu numa conferência de imprensa em Lisboa.

PUB

«Israel violou águas internacionais, matou civis ¿ oito turcos e um norte-americano ¿ e admitiu no seu inquérito militar que cometeu erros. Se cometeu erros e civis foram mortos por causa desses erros deve haver consequências», acrescentou o ministro, que falava após um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado.

Ahmet Davutoglu frisou que as exigências colocadas pelo governo de Ancara ¿ um pedido de desculpas de Israel ou a investigação por uma comissão internacional ¿ são «em nome da defesa da lei internacional».

«Houve civis mortos e deve haver uma investigação. Todos os países devem ser responsáveis pelas suas acções especialmente em águas internacionais», disse.

Comandos israelitas interceptaram a 31 de Maio uma frota humanitária internacional com ajuda para a Faixa de Gaza, operação que os próprios militares já admitiram ter tido erros e que causou a morte de nove militantes ¿ oito cidadãos turcos e um cidadão norte-americano de origem turca.

PUB

Relacionados

Últimas