Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates: baixa dos impostos só é desprezível para quem é rico

Descida do IVA vai ter efeito na economia

José Sócrates sublinhou esta sexta-feira que uma descida de impostos é sempre desprezível para quem é rico mas não para quem é pobre.

No final do debate quinzenal, no Parlamento, o primeiro-ministro frisou que «baixar em um ponto percentual o IVA é sempre desprezível para quem é rico, mas não para quem é pobre», acrescentando que «só tem autoridade moral para descer os impostos quem fez o seu trabalho e o que devia».

PUB

Para o líder do Executivo, esta decisão de reduzir o IVA em um ponto percentual (dos 21% para os 20%) foi uma «medida racional, prudente e justa» que vai beneficiar a economia portuguesa.

Sócrates recorda que já em 2005 foi pedido «um esforço adicional aos portugueses, porque era essencial vencer a crise orçamental» e garante que chegámos até este ano «com a situação orçamental segura e controlada, quer na segurança social, quer na administração pública».

O primeiro-ministro remata sublinhado que «a descida do IVA vai ter um efeito na economia, nos preços e na expectativa» dos portugueses.

PUB

Últimas