Já fez LIKE no TVI Notícias?

Metro do Porto: Junta e Governo assinam acordo

Executivo passa a ter 60 por cento do capital

A Junta Metropolitana do Porto (JMP) e o governo assinam esta segunda-feira o acordo alcançado sexta-feira para a expansão da rede do Metro do Porto e que prevê que o executivo passe a deter 60 por cento do capital.

O acordo, que será firmado às 17h00 no Palácio do Freixo, no Porto, permite o lançamento da Linha da Trofa fora do concurso global que o governo pretende efectuar para a segunda fase do Metro do Porto, assumindo também o executivo o pagamento das obras de inserção urbana realizadas durante a primeira fase e ainda não liquidadas.

PUB

Na sexta-feira a JMP aprovara o acordo alcançado ao final da tarde de quinta-feira, numa reunião entre Rui Rio e o ministro das Obras Públicas, Mário Lino. Este entendimento entre o Governo e a Junta culmina um processo negocial que se arrastava há várias semanas.

Em termos gerais, o acordo prevê o arranque imediato das obras de prolongamento da linha de metro desde o Estádio do Dragão (Porto) até Venda Nova (Gondomar), a que se seguirá a extensão da Linha Amarela, desde a estação João de Deus, onde termina actualmente, até Laborim, em Gaia, assim como a denominada Linha da Trofa, que resultará do prolongamento da linha que termina actualmente no Instituto Superior da Maia (ISMAI).

Todas as restantes novas linhas e extensões das actuais linhas que vierem a ser validadas pelos estudos a realizar serão integradas num grande concurso global, que também servirá para concessionar a exploração da rede do Metro do Porto a partir de 2009.

PUB

Últimas