Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rui Cartaxo substitui Penedos na REN até próxima assembleia

Relacionados

Administração considera que solução cria «todas as condições para que a empresa se mantenha focada no seu plano»

O administrador Rui Cartaxo vai substituir José Penedos na presidência da REN, pelo menos, até à próxima assembleia-geral, que vai ocorrer até final de Março do próximo ano. O responsável tinha até aqui o pelouro financeiro da empresa gestora das redes nacionais de energia.

A decisão foi tomada por «unanimidade» pelo conselho de administração da REN, esta sexta-feira, em sessão extraordinária, esclarece a empresa em comunicado.

PUB

Desta forma, Rui Cartaxo passa a exercer as funções de presidente do conselho de administração e ainda, até à próxima assembleia-geral, as de presidente da comissão executiva.

Próxima assembleia decide corpos sociais do triénio

O conselho de administração pretende agora decidir sobre a convocação da próxima assembleia-geral, que incluirá a eleição dos corpos sociais para o próximo triénio, a realizar até ao final do primeiro trimestre de 2010.

«O conselho de administração considera que a solução adoptada cria todas as condições para que, num ambiente de total tranquilidade, a empresa se mantenha focada no seu plano de actividades, fundamental para o desenvolvimento da estratégia nacional para a energia», remata.

Rui Cartaxo é licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi administrador executivo da Galp Energia entre 2002 e 2006, administrador de diversas sociedades do grupo Galp, desde 1997, e presidente do conselho de administração da Lisboagás e da GDP Distribuição. Em 1992-95 foi administrador executivo da holding CN-Comunicações Nacionais SGPS. Na fase inicial da sua carreira profissional foi economista no Banco de Portugal, director-geral no Ministério das Finanças, e consultor no departamento de research da OCDE (em Paris).

Recorde-se que José Penedos, que ocupava a presidência da REN desde 2001, foi suspenso de funções na empresa na passada quarta-feira no âmbito do caso «Face Oculta». O Tribunal de Aveiro ordenou também ao responsável o pagamento de uma caução no valor de 40 mil euros. José Penedos é arguido, bem como o seu filho Paulo, do caso mais mediático do momento e o seu mandato na REN terminava no final do mês de Dezembro.

As acções da REN fecharam a subir 0,64% para os 2,99 euros.

PUB

Relacionados

Últimas