Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses são os mais interessados em ciência e tecnologia

Relacionados

Jovens são os europeus que mais lêem sobre estes temas e dos menos atentos à política

Os jovens portugueses são os europeus mais interessados em notícias relacionadas com ciência e tecnologia, revela um inquérito sobre a atitude dos jovens face à ciência divulgado esta sexta-feira em Bruxelas pela Comissão Europeia, refere a Lusa.

Quase nove em cada 10 jovens portugueses (86 por cento) afirmam-se interessados em acompanhar o noticiário sobre ciência e tecnologia, o valor mais elevado na União Europeia, onde em média o interesse atinge 67 por cento dos jovens.

PUB

Relativamente aos temas científicos que mais atraem a atenção dos jovens europeus, Portugal é o país onde se verifica maior interesse pelas «descobertas médicas e corpo humano», com 53 por cento dos inquiridos a revelarem «muito interesse» e 37 por cento «algum interesse».

Os jovens portugueses são os segundos mais interessados em «novas invenções e tecnologias» (que suscita «muito interesse» em 66 por cento dos inquiridos, valor apenas suplantado pelos lituanos), «tecnologias da informação e comunicação» (60 por cento, também ligeiramente atrás da Lituânia) e «Terra e ambiente» (61 por cento, valor que fica apenas atrás da Grécia).

O tópico científico que suscita menos entusiasmo entre os jovens portugueses é «o universo, o espaço e as estrelas», de «muito interesse» para apenas 29 por cento dos inquiridos, ainda assim o quarto valor mais elevado na União Europeia (UE), depois de Lituânia, Eslovénia e Hungria.

Pouco interessados em política

Em contrapartida, os jovens portugueses são dos europeus menos interessados em seguir notícias sobre política (35 por cento, o quinto valor mais baixo da UE) e economia (41 por cento, o sexto valor mais baixo).

O inquérito foi realizado em Setembro junto de 25.000 jovens da UE, com idades entre 15 e 25 anos, tendo em Portugal sido inquiridos 1.001 jovens pela Consulmark.

PUB

Relacionados

Últimas