Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trichet apela: «Recuperem o juízo!»

Relacionados

BCE quer que medidas sejam analisadas a longo prazo e não apenas no momento

«Recuperem o juízo!». O apelo é do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e foi lançado aos operadores dos mercados financeiros, que se mantiveram em queda de ambos dos lados do Atlântico, mesmo depois de um corte das taxas de juro concertado por vários bancos centrais.

«Estamos unidos em todo o planeta. Pedimos a todos os operadores do mercado, que se encontra em um estado de turbulência acentuada, que recuperem o juízo. Os elementos de confiança estão aí», disse, em entrevista à televisão «France 3». Trichet alertou ainda que «o pessimismo excessivo é mau conselheiro».

PUB

O presidente do BCE, que classificou a baixa da taxa de juro de referência de «extremamente substancial» (50 pontos base, para os 3,75%), pediu para que as decisões do banco central «não sejam julgadas apenas momentaneamente porque assim os agentes económicos e financeiros não conseguem analisar as coisas».

«Não estamos a agir para influenciar nas questões imediatas, mas sim para recuperar a confiança, que desapareceu», disse Trichet, que garantiu ainda aos mercados que «o controlo da estabilidade dos preços no médio prazo» será retomado.

«Pedimos a todos os responsáveis que estejam a altura das suas responsabilidades, aos responsáveis privados e aos responsáveis públicos», apelou ainda, concluindo que, «para a Europa, o lema deve ser a união».

Recorde-se que, além do BCE, também a Reserva Federal dos EUA, o Banco de Inglaterra, o Banco do Canadá, o Banco da Suíça e o Banco da Suécia reduziram as taxas de juro de referência ao mesmo tempo.

PUB

Relacionados

Últimas