Já fez LIKE no TVI Notícias?

Risco de incumprimento em Portugal atinge novo recorde

Relacionados

10 milhões de euros de dívida custam 238 mil euros por ano

Mais um dia, mais um recorde. O risco de incumprimento não pára de subir, graças aos receios com as contas públicas nacionais. Resultado disso são as subidas dos juros e os máximos históricos dos seguros (credit defalut swaps ou CDS) associados à dívida portuguesa.

UBS: Portugal só não tem pior risco que a Grécia

PUB

Os CDS da dívida pública portuguesa a 5 anos alcançaram hoje o recorde de 238 pontos base face aos 229,5 pontos base atingidos na passada quinta-feira. Isto significa que o Estado, por cada 10 milhões de euros de dívida, paga 238 mil euros por ano. Já os juros que se paga pela dívida portuguesa estão nos 4,759%, o valor mais alto desde dia 12 de Março do ano passado.

Veja aqui as cotações

Além disso, a distância face aos juros associados às Obrigações do Tesouro alemãs, usadas como referência para a Zona Euro, é cada vez maior (1,63%), o que compromete a imagem de Portugal e a apetência dos investidores pelo nosso mercado.

Grécia e Espanha no mesmo «barco»

Mas Portugal não está sozinho no barco. O preço a pagar pelos seguros da dívida Grega e Espanhola também está em máximos esta sexta-feira, a par da subida dos juros, igualmente com as preocupações acerca das suas próprias finanças públicas. O caso grego continua a ser o mais grave: custa agora 444 mil euros por ano para fazer um seguro por 10 milhões de euros de dívida. Já em Espanha, os CDS atingem os 182 contra os anteriores 170 pontos base, ou seja, é preciso pagar 182 mil euros anuais por 10 milhões de euros de dívida.

Na Alemanha, apesar da subida, face a uma Europa fragilizada por alguns países, o custo dos CDS estão nos 51 pontos base.

PUB

Relacionados

Últimas