Já fez LIKE no TVI Notícias?

Novo regime penal para a corrupção

Proposta de lei abrange casos no comércio internacional e no sector privado

O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei que visa criar um novo regime penal para a corrupção no comércio internacional e no sector privado, noticia a Lusa.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o diploma visa «aperfeiçoar, actualizar e conformar ao Direito Internacional» as incriminações da corrupção nestas duas áreas.

PUB

A proposta de lei prevê que as pessoas colectivas passem a ser responsabilizadas quando o crime for cometido em seu nome e interesse, independentemente da responsabilidade das pessoas singulares.

Por outro lado, de acordo com as normas europeias, a corrupção no sector privado passa a ser punível independentemente da prova de que tal conduta cause uma distorção da concorrência ou um prejuízo patrimonial para terceiros.

Além disso, agrava-se o limite máximo da pena da corrupção passiva no sector privado de três para cinco anos de prisão e de 360 para 600 dias de multa.

Na última sessão legislativa, o Parlamento aprovou um conjunto de iniciativas de combate à corrupção, entre as quais o alargamento do levantamento do sigilo bancário, diploma entretanto devolvido à Assembleia da República por conter inconstitucionalidades, de acordo com o Tribunal Constitucional.

PUB

Últimas