Já fez LIKE no TVI Notícias?

Retirados de casa por escavadora

Em Leiria há edifícios rodeados por água, de onde os habitantes só conseguem sair pelas janelas mais altas. Autoridades utilizam barcos para transportar moradores. Há várias estradas e pontes danificadas ou destruídas

A zona da Ponte das Mestras, em Leiria, está submersa desde quarta-feira, devido ao mau tempo. Esta manhã a Protecção Civil municipal realizou uma operação de escoamento da água, que ainda se encontrava no local, após o rio Lena ter galgado as margens, disse ao PortugalDiário o adjunto do Governo Civil de Leiria, Adelino Gomes.

Há várias casas, estabelecimentos comerciais e industrias completamente rodeadas pelas águas, sendo, em muitos casos apenas possível sair pelas janelas dos pisos mais altos. Os bombeiros estão desde quarta-feira a retirar alguns habitantes com recurso a barcos e escavadoras. Os moradores passaram a noite em casa de familiares e ainda não puderam regressar às suas habitações devido à inundação, disse a fonte do Governo Civil.

PUB

Segundo um comunicado da autarquia, o mau tempo causou ainda estragos em «várias infra-estruturas viárias e oito pontes» nas freguesias de Caranguejeira, Colmeias e Memória e o abastecimento de água também foi afectado, mas o SMAS já está a proceder à reparação.

Até ao final da semana, as autarquias de Pombal e Leiria deverão enviar ao Governo Civil um levantamento dos estragos causados pela intempérie dos últimos dias.

No comunicado, a Câmara de Leiria afirmou que espera agora «que o Governo, à semelhança de situações anteriores, crie condições especiais de financiamento da reparação dos estragos e de aligeiramento dos procedimentos administrativos necessários às intervenções de reparação dos danos».

PUB

Últimas