Já fez LIKE no TVI Notícias?

GNR investiga descargas poluentes no rio Lis

Relacionados

Leiria: denúncia da empresa responsável pela construção de uma estação de tratamento de efluentes

A GNR está a investigar descargas poluentes que ocorreram esta sexta-feira em afluentes do rio Lis no concelho de Leiria, na sequência de denúncia da Recilis, a entidade responsável pela construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas, noticia a agência Lusa.

Fonte da GNR explicou que «os militares estão no terreno, a recolher amostras de água e a tentar identificar a origem da situação», que atingiu uma ribeira próxima de Monte Real.

PUB

Sem poder precisar ainda o número de descargas poluentes, a mesma fonte adiantou que «tudo indica que a causa da poluição não está relacionada com descargas de empresas suinícolas», acrescentando que a GNR «prossegue com as investigações».

Nova descarga na Ribeira dos Milagres

Esta denúncia da Recilis surgiu um dia depois de a Associação para o Desenvolvimento de Leiria ter criticado as sucessivas descargas com origem nas suiniculturas para a ribeira dos Milagres, exigindo uma «atitude firme» das autoridades.

O presidente da Recilis, David Neves, que rejeitou qualquer responsabilidade nas descargas desta sexta-feira, sublinhou que «o local onde ocorre poluição com origem nas suiniculturas está identificado [ribeira dos Milagres], mas não se sabe quem são os prevaricadores».

«Nos locais onde ocorreram estas descargas não há suiniculturas», garantiu David Neves.

PUB

Poluição na bacia hidrográfica do rio Lis

O responsável lamentou ainda «existir um enfoque muito grande à ribeira dos Milagres e às descargas das suiniculturas» quando «a poluição na bacia hidrográfica do rio Lis não se circunscreve ao sector de actividade» que representa, citando, como exemplo, as descargas desta sexta-feira.

«A poluição nesta bacia hidrográfica vai muito mais para além das suiniculturas», salientou David Neves, que encetou esta sexta-feira, na zona da ribeira dos Milagres, a visita a várias empresas do sector.

«Fazemos isto porque entendemos que a poluição na bacia hidrográfica do rio Lis não é exclusiva das suiniculturas», adiantou, desafiando outras entidades a participarem nesta iniciativa e a resolver o problema da poluição em toda a bacia hidrográfica do Lis.

PUB

Relacionados

Últimas