Já fez LIKE no TVI Notícias?

Apple vai vender músicas mais baratas

Títulos sem protecção vão passar a custar o mesmo das restantes músicas

A loja de música da Apple, iTunes, reduziu o preço de faixas sem protecção contra cópias não autorizadas de 1,29 euros para 0,99 euros, deixando o valor no mesmo nível de canções que possuem sistema contra pirataria, informam as agências internacionais.

A iTunes começou a vender músicas e álbuns sem protecção contra cópias em Maio, no serviço chamado iTunes Plus. A Apple afirma que tem estado a adicionar ao catálogo mais de 2 milhões de faixas de gravadoras independentes, além das canções disponibilizadas pela EMI.

PUB

Apesar do fundador da Apple, Steve Jobs, esperar que a iTunes seria capaz de liderar a campanha para incentivar o fim do uso da tecnologia de protecção contra cópias, ainda não conseguiu assegurar o contrato com a Universal Music Group.

A empresa norte-americana também anunciou que o seu novo sistema operativo, o Leopard, estará à venda a partir de dia 26, por cerca de 91 euros. A loja virtual da Apple já está a aceitar reservas deste novo sistema, cujo preço original é de 129 dólares.

O Leopard, segundo a Apple, disponibiliza mais de 300 novas funções, das quais se destaca a actualização do motor de pesquisa com «CoverFlow», que permite a navegação de forma visual entre os arquivos, à semelhança da pesquisa de álbuns do iTunes.

Uma das novas funções é o «Boot Camp», que permite aos utilizadores instalar o sistema Windows da Microsoft nos computadores Mac, embora os dois sistemas operativos não possam correr em simultâneo.

O Leopard incorpora também o «My Mac», que permite o acesso ao arquivo de outros Macintosh, através da Internet, o «QuickLook», que apresenta o conteúdo do arquivos sem ser necessário iniciar a aplicação que os abre e um dicionário integrado com acesso à Wikipedia.

A aplicação de cópias de segurança «Time Machine» também estará disponível nesta nova versão, mas apenas como uma unidade externa, vendida em separado.

PUB

Últimas