Já fez LIKE no TVI Notícias?

Do 3.º lugar à manutenção: o que pode decidir-se na penúltima jornada

Relacionados

FC Porto pode assegurar pódio da Liga, Sp. Braga o 4.º lugar e Moreirense a Taça da Liga. Chaves já desceu e Portimonense tem, no mínimo, o play-off garantido

O Sporting já é campeão nacional, o Benfica vai terminar a I Liga no 2.º lugar, o Vizela está despromovido, mas ainda há muito para decidir nas duas últimas jornadas do campeonato: 3.º e 4.º lugares, última vaga da Taça da Liga, luta pela manutenção e pelo lugar de play-off.

No jogo de abertura da jornada, já ficou também definida a segunda equipa a descer diretamente: o Desportivo de Chaves perdeu por 1-0 na receção ao Famalicão e está despromovido à II Liga.

PUB

Além da descida confirmada para os flavienses, entre sábado e domingo, isto é tudo o que pode acontecer na 33.ª jornada: na primeira metade da tabela, o FC Porto pode garantir o último lugar do pódio, o Sporting de Braga (que ainda luta pelo 3.º lugar) pode garantir no mínimo o 4.º e o Moreirense pode assegurar a última das seis vagas da I Liga na Taça da Liga 2024/25.

Na parte funda da classificação, o Portimonense, com a descida do Chaves, já tem, no mínimo, garantido o lugar de play-off. Porém, pode vê-lo mesmo confirmado ao fim da jornada, sendo que isto significaria desde logo que Gil Vicente, Estoril, Boavista e Estrela da Amadora garantiriam a manutenção, pela qual ainda lutam à partida para as duas últimas rondas.

3.º lugar

3.º: FC Porto, 66 pontos 4.º: Sp. Braga, 65

Jogos na 33.ª jornada: Vitória-Sp. Braga (sábado, 20h30) FC Porto-Boavista (domingo, 20h30)

PUB

FC Porto e Sp. Braga ainda estão na luta pelo 3.º lugar da I Liga. O último lugar do pódio, que dará acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, pode ser garantido pelo FC Porto se e só se vencer o Boavista e se o Sp. Braga perder em Guimarães. Esta seria a única forma de o FC Porto partir para a última jornada com uma vantagem superior a três pontos para os bracarenses e de nunca ver fugir o 3.º lugar. Isto porque a última jornada tem, precisamente, um Sp. Braga-FC Porto. E é precisamente por existir este duelo direto na última jornada que o Vitória já não tem hipóteses de chegar ao 3.º lugar.

4.º lugar

4.º: Sp. Braga, 65 pontos 5.º. V. Guimarães, 60

Jogos na 33.ª jornada: Vitória-Sp. Braga (sábado, 20h30)

A penúltima jornada traz um duelo direto entre os rivais minhotos, que entre si ainda têm em comum a luta pelo 4.º lugar. O Sp. Braga, que ainda aspira ao 3.º, garante no mínimo o 4.º se não perder em Guimarães, o que lhe vale também, no mínimo, o acesso à 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Ao contrário, o Vitória precisa de vencer o dérbi minhoto para ainda ir para a última jornada com hipóteses de ficar no 4.º lugar. Caso não vença, vai acabar a I Liga em 5.º e, por isso, entrar nas competições europeias na 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência.

PUB

Taça da Liga (6.º lugar)

6.º: Moreirense, 49 pontos 7.º: Arouca, 46

Jogos na 33.ª jornada: Benfica-Arouca (domingo, 18h00) Casa Pia-Moreirense (domingo, 18h00)

O 6.º lugar garante a última vaga dos clubes na I Liga na próxima edição da Taça da Liga e tem dois clubes na corrida. O Moreirense garante o 6.º lugar se nunca fizer, ante o Casa Pia, um resultado pior do que o que o Arouca faça na visita ao Benfica. Ou seja, garante o 6.º lugar se vencer o Casa Pia, ou se empatar e o Arouca não vencer, ou se perder e o Arouca também perder. Qualquer destes cenários permite ao Moreirense ficar pelo menos com três pontos de vantagem para o Arouca à partida para a última jornada, lembrando que o Moreirense tem vantagem no confronto direto em caso de igualdade pontual.

Manutenção, play-off e descida

12.º: Gil Vicente, 33 pontos 13.º: Estoril, 33 14.º: Boavista, 31 15.º: Estrela da Amadora, 30 16.º: Portimonense, 28 17.º: Desp. Chaves, 23 (já despromovido)

PUB

Jogos na 33.ª jornada: Desp. Chaves-Famalicão, 0-1 Vizela-Estrela (sábado, 15h30) Portimonense-Rio Ave (sábado, 15h30) Estoril-Sporting (sábado, 18h00) Gil Vicente-Farense (domingo, 15h30) FC Porto-Boavista (domingo, 15h30)

Eram seis à partida para a jornada, mas agora já só são cinco os clubes que ainda lutam pela manutenção. Na 33.ª jornada não há nenhum duelo direto, mas pode ficar tudo definido. Há quem dependa só de si e há quem dependa de terceiros.

Clube a clube, eis os cenários:

- O Gil Vicente garante a manutenção se vencer ou se empatar. E o empate serve porque mesmo numa hipotética igualdade a 34 pontos (que é possível entre vários clubes no fim), os gilistas vão ter sempre vantagem nas várias possibilidades de “minicampeonato”: levaram a melhor nos confrontos diretos com Estoril, Boavista e Portimonense, sendo que defrontam o Estrela na última jornada (com quem empataram 1-1 em Barcelos na 17.ª). O Gil até pode entrar em campo no domingo já com a manutenção garantida, caso o Portimonense não ganhe no sábado.

PUB

- O Estoril garante a manutenção se vencer o Sporting. Se empatar, também dá, mas aí já precisa que o Portimonense não vença, ou se o Portimonense vencer precisa que o Estrela perca. E isto tem tudo a ver com as ainda possíveis igualdades a 34 ou 33 pontos entre dois ou mais clubes, sendo que há cenários que ainda poderiam, nesse caso, levar o Estoril a cair para o 16.º lugar. Se perder com o Sporting, também pode garantir a manutenção, caso o Portimonense não vença. No fundo, como Portimonense e Estrela jogam antes de si, o Estoril até já pode entrar em campo com o Sporting com a manutenção assegurada.

- O Boavista pode festejar a manutenção desde logo se o Portimonense perder, porque na hipótese de haver um empate a 31 pontos entre Boavista, Estrela e Portimonense, o pior é o Portimonense. E mesmo havendo um empate pontual só com os algarvios no final do campeonato - e tendo em conta que há igualdade no confronto direto porque o Boavista venceu por 4-1 em Portimão e o Portimonense venceu por 4-1 no Bessa - o Boavista tem clara vantagem no segundo critério de desempate, o saldo global de golos (nesta altura é de 22 negativos para o Boavista e de 35 negativos para o Portimonense). Mas o Boavista também pode (só) olhar para o Estrela. Ou seja: mesmo que o Portimonense ganhe, o Boavista carimba a permanência caso vença e o Estrela perca. Na prática, o Boavista entra em campo no domingo a saber dos resultados de Estrela e Portimonense, mas só estará a salvo se os algarvios perderem no sábado, pelo acima já explicado.

PUB

- O Estrela garante a manutenção se fizer melhor resultado do que o Portimonense, independentemente dos outros jogos. Isto porque tem vantagem no confronto direto com os algarvios. E nunca será o pior em possíveis “minicampeonatos” que envolvam os demais adversários diretos.

- O Portimonense nunca garante a manutenção na 33.ª jornada, mas já está salvo da descida direta fruto da derrota do Desp. Chaves e consequente despromoção. O play-off será mesmo para si uma certeza caso não faça, no mínimo, resultado igual ao Estrela, ou então melhor do que o Boavista.

Artigo atualizado após o Desp. Chaves-Famalicão que abriu a 33.ª jornada

PUB

Relacionados

Últimas