Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jardim concorda com data das eleições

Presidente demissionário da Madeira promete uma inauguração por dia, «se não for mais»

O presidente do governo madeirense demissionário, Alberto João Jardim, declarou que 06 de Maio é «uma boa data» para a realização das eleições legislativas antecipadas na Região, noticia a agência Lusa.

A data foi esta terça-feira anunciada pela Casa Civil da Presidente da República, Cavaco Silva, que, de acordo com a nova lei eleitoral para a Madeira, tinha de marcar as eleições regionais com 55 dias de antecedência.

PUB

'É uma boa data, porque dá tempo a fazer o esclarecimento ao eleitorado e obedece ao princípio de se resolver esta questão o mais célere possível», declarou Jardim.

Instado a comentar as recomendações feitas pelo Presidente da República de que o executivo madeirense se deve cingir entretanto à «gestão da coisa pública», Jardim respondeu que «uma inauguração não é um acto inovador, é o cumprimento do dever constitucional de informar a população dos actos do governo, é mostrar o que está feito e a lei não se opõe a isso».

«Não estou a fazer nada de novo, não estou a implicar a adjudicação de mais despesa pública», concluiu.

Disse ainda que este tipo de actuação é também adoptado «pelos governos socialistas quando estão no poder em Lisboa» Anunciou também que, até às eleições, com obras públicas e privadas, tenciona fazer, em média, uma inauguração por dia, contando com sábados e domingos, «se não for mais».

Alberto João Jardim, fundador e líder do PSD-Madeira (1974) e presidente do Governo Regional há 30 anos, demitiu-se a 19 de Fevereiro, em protesto contra a nova Lei das Finanças Regionais que implicará um corte de 34 milhões de euro s já em 2007 para a Região Esta foi a primeira vez que Jardim interrompeu um mandato desde que está à frente do executivo madeirense (1978), tendo conseguido até ao momento quarenta vitórias eleitorais na Região Autónoma da Madeira.

Na ocasião da sua demissão, Jardim anunciou que se recandidatava ao cargo.

Na passada sexta-feira, o Conselho de Estado deu o parecer favorável, por unanimidade, à dissolução do Parlamento regional da Madeira, abrindo caminho às eleições antecipadas na Região que foram hoje marcadas pelo Presidente da República.

PUB

Últimas