Já fez LIKE no TVI Notícias?

IGAI investiga agressões de polícias

Parque das Nações: MAI quer inquérito aos maus tratos a jovem

O Ministério da Administração Interna deu indicações à Inspecção-geral da Administração Interna (IGAI) para instaurar um inquérito aos acontecimentos no Parque das Nações, envolvendo alegadas agressões a um jovem por parte de agentes da polícia.

As imagens das agressões, captadas pelo vídeo de um telemóvel, em Novembro de 2006, e disponibilizadas na Internet, mostram um grupo de homens fardados a agredirem um jovem a pontapé.

PUB

A IGAI concluiu que há indícios suficientes para aprofundar as investigações, tendo pedido ao ministro da Administração Interna que ordenasse um inquérito.

O ministro Rui Pereira concordou e ordenou o inquérito que tem agora 45 dias para apresentar conclusões.

«Surpreendente» é a palavra escolhida pelo Sindicato dos Profissionais da Polícia, António Ramos, para comentar a decisão do MAI. Em declarações à rádio «TSF», este agente frisou que se trata de um «excesso de zelo» que vem «prejudicar os cidadãos no que toca à segurança porque, qualquer dias, os próprios agentes têm medo de intervir na acção pública».

Jovens provocaram desacatos

O vídeo tem a duração aproximada de dois minutos e contém os comentários da pessoa que captou as imagens.

Nessa sequência, foram abertos duas investigações por parte da PSP e da Inspecção-geral da Administração Interna.

O Sindicato dos Profissionais da Polícia defendeu os agentes, afirmando que aqueles foram chamados ao local para acorrer aos desacatos entre um grupo de dez jovens de Chelas.

De acordo com o sindicato, os polícias foram insultados, sendo ainda que o jovem agredido possuía uma arma branca e foi constituído arguido.

Segundo a PSP nunca foi apresentada qualquer queixa relativa aos incidentes.

PUB

Últimas