Já fez LIKE no TVI Notícias?

Forças Armadas sem dinheiro para subsídio de Natal

Situação afecta 40 mil militares. Faltam 40 milhões de euros

As Forças Armadas estão sem verbas para pagar o subsídio de Natal deste ano aos 40 mil militares que integram o seu efectivo, noticia hoje o Correio da Manhã, que aponta para uma insuficiência orçamental de 40 milhões de euros.

No relatório de auditoria sobre o Exército, a Inspecção-Geral das Finanças detectou uma insuficiência de 20 milhões de euros.

PUB

«Em termos evolutivos, e com destaque para o orçamento de 2007, importa realçar a redução de 20 milhões de euros originada pela não inclusão da totalidade da verba necessária ao pagamento do subsídio de Natal, situação que irá necessariamente obrigar a um ajuste orçamental nesse valor no fim do ano corrente», lê-se no relatório citado pelo jornal.

Também na Marinha e na Força Aérea faltarão cerca de 20 milhões de euros para pagar os subsídios de Natal, segundo fontes ligadas ao processo citadas pelo Correio da Manhã.

Para que o subsídio de Natal possa ser pago, o Ministério da Defesa terá assim de canalizar até ao fim do ano 40 milhões de euros para o Exército, Marinha e Força Aérea, acrescenta.

Outro problema orçamental com que se depara o Ministério da Defesa tem a ver com o pagamento dos complmentos de reforma dos militares. Para garantir o pagamento desses complementos em 2008, o Governo vai ter de injectar 16 milhões de euros, como anunciou em finais de Julho o Ministério da Defesa.

A despesa anual com o Fundo de Pensões dos Militares das Forças Armadas, criado em 1991, é de 30 milhões de euros e, em Junho deste ano, dispunha apenas de 15 milhões de euros, pelo que foi necessário fazer um reforço de verbas.

PUB

Últimas